O Último Olimpiano, o quinto e último livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, foi lançado nos Estados Unidos em 5 de Maio de 2009 e no Brasil em 10 de agosto de 2010. Percy Jackson e seus amigos lutam em uma guerra assemelhando-se a guerra inicial entre os deuses gregos e os Titãs e em uma batalha final com o poderoso Titã, Cronos. Eles finalmente derrotam Cronos e o Olimpo é salvo, Percy e Luke mergulham no rio estige e recebem a maldição de Aquiles. A grande profecia diz: Um meio-sangue, dos deus antigos filho, Chegará aos 16 anos apesar de empecilhos Num sono sem fim o mundo estará E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará Uma escolha seus dias vai encerrar O Olimpo preservar ou arrasar.
A Grande Profecia não se aplica totalmente para Percy mas em parte para Luke também. Rachel conta isso para Percy dizendo para ele que isso vai influenciar sua escolha quando ele fizer 16 anos. Luke, possuído por Cronos, eventualmente fica chocado e volta para seu estado normal quando Annabeth lembra ele da promessa que ele fez a ela muito tempo atrás, de que eles seriam uma família. A 'lâmina maldita' da profecia era a faca que Luke deu para Annabeth, pois Luke não cumpriu a promessa de protegê-la. Poseidon ajuda, e os Olimpianos recuperam seu poder. Luke se mata atingindo seu ponto de Aquiles com a lâmina de Annabeth dada por Percy. A grande profecia depende da decisão de Percy de entregar a faca a Luke ao invés de matá-lo. Os deuses previlegiam Percy com um desejo. Percy faz os deuses prometerem pelo rio Estige que eles vão reconhecer todas os seus filhos quando fizerem 13 anos. Ele também pede para construirem chalés para os deuses menores, como Hécate e Morfeu e para os filhos de Hades. Ele prefere fazer este desejo do que ganhar imortalidade. Tyson torna-se General do exército de Ciclopes por desejo de Poseidon, e a arma que ele pede é um novo bastão (de beisebol). Grover recebe um lugar no Conselho de Anciãos de Casco Fendido e se torna o novo Senhor da Natureza nomeado por Dioniso e acaba desmaiando de surpresa. Annabeth começa a reconstruir o Olímpo como a nova arquiteta oficial dos deuses a pedido de sua mãe Atena.
Rachel Elizabeth Dare se torna o novo oráculo. Percy e Annabeth se tornam um casal e depois do seu segundo beijo (o primeiro foi no labirinto), Clarisse e todos os seus outros amigos sobreviventes mergulham eles no lago, para lhes dar privacidade, onde eles compartilham um beijo de baixo d'água. A história é concluída onde Annabeth e Percy correm montanha a baixo no Acampamento Meio-Sangue e pela primera vez, Percy não olha pra trás.
Enquanto todos os livros dependem fortemente de mitos gregos, cada livro tem determinadas características definitivas de um ou mais mitos como o enredo central. O Ladrão de Raios tira da Odisséia, especialmente no que diz respeito ao Hotel e Cassino Lótus, bem como as aventuras do Perseu com a Medusa e de Teseu. O Mar de Monstros leva de Ulisses e os Argonautas e também do Odisséia, como Polifemo, Cila, Caríbdis e Circe fazem aparições. A Maldição do Titã inclui os feitos de Hércules, especialmente do assassinato do leão de Neméia. A Batalha do Labirinto tem histórias de Dédalo, Calypso, O Labirinto, etc. O Último Olimpiano retrata desde os primórdios dos mitos gregos sobre os Titãs, Tífão e da guerra contra os deuses, também conhecido como Titanomaquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário